Planejamento apresenta Caminhos do Peabiru no 2° Seminário Paranaense de Trilhas 02/12/2025 - 10:34

A Secretaria do Planejamento do Paraná (SEPL) participou do 2° Seminário Paranaense de Trilhas exibindo o Rota Turística Caminhos do Peabiru a gestores, pesquisadores, guias, condutores, educadores ambientais e amantes da natureza. O evento aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, em Matinhos, entre os dias 27 e 29 de novembro (PR).

O assessor de Planejamento do Caminhos do Peabiru, Aparecido Violi, subiu ao palco juntamente com Alexanne Bassetti Salles dos Santos, agente profissional da Secretaria de Turismo (SETU), e exibiu números que contemplam o desenvolvimento e crescimento do programa Rota Turística Caminhos do Peabiru. 

Ao todo participam do programa 97 municípios, que aderiram juntamente com 11 instâncias governamentais. Foram realizadas 11 oficinas sobre o caminho, somando 593 participantes. Também foram realizadas consultas públicas para coletar sugestões com 2746 colaboradores.

“O Caminhos do Peabiru resgata um caminho milenar utilizado pelos povos originários, além de fomentar o turismo e a cultura sustentável do nosso Estado, trazendo renda e empregos para o Paraná ”, destacou o secretário do Planejamento do Paraná, Ulisses Maia.

Entre os demais temas do seminário estavam: Trilhas como Políticas Públicas, Operação e Gestão de Trilhas de Longo Curso, Planejamento e Manejo de Trilhas, Educação Ambiental e Interpretação da Paisagem, Parques Nacionais do Paraná e a Rede de Trilhas, Experiências Paranaenses nas Trilhas, além da Rota Turística Caminhos do Peabiru. 

O evento contou ainda com palestras, rodas de conversas e oficinas entre especialistas, representantes de unidades de conservação, voluntários e instituições parceiras para debater os caminhos e desafios da consolidação da Rede de Trilhas no Paraná.

Violi comentou que a participação nesses eventos é essencial para o aprimoramento do projeto. “Os seminários reúnem diversos agentes de turismo, e nos eventos é possível fazer a divulgação de trilhas no Paraná. Com a apresentação, podemos evidenciar as ações que o Governo do Estado vêm desenvolvendo na Rota Turística Caminhos do Peabiru, o que já foi realizado e os próximos passos, além de coletar referências que contribuirão para o aprimoramento contínuo da iniciativa”, disse o assessor.

CAMINHOS DO PEABIRU - O projeto da rota turística é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Secretaria do Turismo (SETU), que visa resgatar e valorizar a cultura indígena paranaense. Seu traçado conta com trilhas de longo curso, trechos aquáticos, montanhismo e caminhadas. O projeto Caminhos do Peabiru no Paraná vai do litoral à outra ponta do Estado e inclui 97 municípios participantes.

Em outubro, a primeira versão do traçado foi consolidada. Em seguida, as prefeituras fizeram suas consultas públicas e enviaram as colaborações para o refinamento da trilha.

A primeira versão do traçado, apresentada também no evento, foi definida  através de reuniões técnicas do governo do Estado com a equipe da consultoria Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), ligada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participaram de sua construção representantes da SEPL, SETU, o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, Instituto Água e Terra (IAT), Conselho do Patrimônio Cultural, Museu Paranaense e a Associação Rede Brasileira de Trilhas.

ROTA - O trajeto antigo forma uma rede de trilhas ancestrais que datam de mais de 3 mil anos que conectam o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Brasil, Paraguai e Bolívia, chegando até o Peru. A rota foi originalmente usada para a expansão de territórios, trocas de mercadorias e, também, em rituais religiosos.

GALERIA DE IMAGENS